Global Open Data Index

De TheNets Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

O Global Open Data Index (GODI) é uma marca de referência global anual para publicação de dados abertos de governos. Este projeto é gerenciado pela Open Knowledge Network. O GODI realiza pesquisas para medir o nível de abertura de dados de governos de acordo com a definição de aberto da OKI.

Este projeto cria informações valiosas para os editores de dados dos governos, ajudando eles a entender onde eles têm brechas dos dados. Ele também mostra como tornar os dados mais utilizáveis e eventualmente mais impactantes, portanto ele fornece um feedback importante para os governos que estão abrindo dados.

O GODI permite que diferentes partes interessadas de dados abertos acompanhem o progresso do governo no lançamento aberto de dados. O GODI tem o objetivo de responder a seguinte pergunta: Como os governos de todo o mundo publicam dados abertos?

A partir desta questão, surgem outras questões importantes, tais como: Quais governos publicam prontamente dados abertos? Que governos ainda precisam melhorar a publicação de dados abertos? Qual é o conjunto de dados mais aberto? Qual é o conjunto de dados menos aberto? Quais aspectos dos dados abertos são mais fáceis ou difíceis de implementar?

Esta plataforma foi apoiado pelo programa Open Data for Development (OD4D), uma parceria financiada por Canada’s International Development Research Centre (IDRC), the World Bank, departamento para o desenvolvimento internacional do Reino Unido (United Kingdom’s Department for International Development – DFID) e o Global Affairs Canada (GAC). Também foi apoiado pela Hewlett Foundation.

Atualmente o Global Open Data Index conta com 94 países e 166 conjuntos de dados abertos. O GODI destaca falhas na produção de dados abertos divulgados dos governos, analisando 15 tipos de conjuntos de dados abertos, são eles: Orçamento governamental, Estatísticas nacionais, aquisição, leis nacionais, divisão administrativa, projeto de lei, qualidade do ar, mapas nacionais, previsão do tempo, registro de empresas, Resultados de eleições, localizações, qualidade da água, gastos públicos e propriedade de terra.

São 6 critérios que definem a pontuação de cada base de dados: licença aberta, em um formato aberto e legível por máquinas, download de uma vez só, base atualizada, disponível publicamente e disponível gratuitamente

Referência

https://index.okfn.org/