Open Data Institute (ODI)

De TheNets Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Empresa sem fins lucrativos que une organizações e governos para solucionar problemas através da rede de dados. Sediada em Londres e fundada em 2012 por Tim Berners-Lee, inventor da web, e Nigel Shadbolto, especialista em Inteligência Artificial, ela tem o objetivo de criar uma sólida infraestrutura de dados, que ofereça inovação, liderança e auxílio no desenvolvimento de estratégias, pesquisas, desenvolvimento de linguagem e política de modelagem, treinamento, apoio a startups e criação de redes globais.

A ODI possui duas divisões importantes, sendo uma de pesquisas e outra de consultoria. A ODI labs é responsável por criar tecnologias, ferramentas, padrões e técnicas. A ODI Advisory é a divisão de consultoria da ODI, que presta serviços tanto para empresas, como Arup, Syngenta, Thomson Reuters, quanto para governos, como Reino Unido, União Europeia, México, Malásia, Shanghai e Tanzânia.

Para a ODI ter um alcance global foi criado a ODI Nodes, que conecta as pessoas do mundo todo para inovar com dados. Ela opera a nível municipal ou regional, onde cada nó (ODI Nodes) tem um especialista para liderar e fornecer treinamentos.

Projetos

Open Data Certificates Utilizado para comprovar a qualidade da publicação dos dados abertos
Open Data Pathway Ferramenta para avaliar e comparar o nível de maturidade de uma organização em consumir/publicar dados abertos
CSVlint Verifica se os arquivos CSV são fáceis de consumir e de acordo com padrões e esquemas
Octopub Ferramenta para ajudar na publicação de dados abertos, de uma maneira fácil rápida e correta
Bothan Permite publicação de métricas
Comma Chameleon Editor de arquivos CSV

Referência

https://theodi.org/