Open Data for Development

De TheNets Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Open Data for Development (OD4D) é uma parceria global que apoia os ecossistemas de dados abertos em todo o mundo como forma de estimular mudanças sociais positivas. O OD4D auxilia governo, sociedade civil, mídia e negócios a utilizarem os dados abertos, melhorando assim a transparência, prestação de contas, prestação de serviços e o bem-estar.

A abordagem do OD4D funciona através dos polos regionais e iniciativas globais. Os polos regionais são centros de pesquisa, capacitação para produção, uso e aplicação que promovem inovações para dados abertos. Estes polos estão presentes na África, Ásia, América Latina, Europa Oriental & Ásia Central, Caribe, Oriente Médio e África do Norte. A iniciativa global promove conferências, medição do estado dos dados abertos no mundo e o incentivo a coordenação e padronização de formatos de dados abertos para um uso mais efetivo.

Parceria

Esta rede surgiu da parceria entre IDRC | CRDI, Government of Canada, The World Bank, Departament for International Development além de ter como membro a Open Knolwedge International.

Área de atuação

A OD4D Trabalha com cinco principais fluxos para conquistar seus objetivos. São eles: Ação catalisadora, onde ocorre conferência internacional de dados aberto; Apoio governamental, fornecendo guias, treinamentos, orientações, aprendizado e assistência técnica direta aos governos para planejar e implementar programas de dados abertos; Escala de uso efetivo, apoia o treinamento de dados abertos para a sociedade melhorar o uso destes, exemplo é o apoio ao School of Data Fellows; Monitoramento de impactos, onde a OD4D trabalha para monitorar a disponibilidade, o uso e o impacto de dados abertos em todo o mundo; Construir a capacidade institucional, construção de centros regionais espalhados pelo mundo.

Referência

http://od4d.net/