Open Knowledge International (OKI)

De TheNets Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Fundada em 2004 por Rufus Pollock e sediada em Cambridge, Inglaterra, esta organização global e sem fins lucrativos trabalha para que a sociedade possa produzir e compartilhar informações, fornecendo ferramentas, documentações e habilidades para usar dados abertos. Ela tem como missão tornar o acesso livre às informações relevantes como, por exemplo gastos públicos, para ajudar a criar uma sociedade melhor.

A Open Knowledge International trabalha coordenando uma rede internacional, como por exemplo a Open Knowledge Brasil, Open Knowledge Australia, Open Knwledge Alemanha, que contribuem ativamente com o tema dados abertos. Além desta rede ela monitora o nível de abertura de dados no mundo e gerencia vários projetos.

De acordo com a consulta realizada em 28/02/2018, são 14 projetos apoiados ou desenvolvidos pela OKI que vão desde especificações até ferramentas com funcionalidades específicas para publicação dos dados.

Projetos

CKAN Ferramenta open source que auxilia na publicação e gerenciamento de dados abertos
Frictionless data Contém especificações, bibliotecas, estudo de caso, guias e softwares para manipular dados abertos
Global Open Data Index Ranking entre governos abertos
Local Open Data Census Local Open Data Census é um censo de dados abertos que auxilia a sociedade a monitorar a publicação destes dados a nível municipal e regional nos países.
Open Data for Development Comunidade global de dados abertos
Open Budgets EU Plataforma de gastos e orçamentos públicos da União Europeia
Open Data for Tax Justice Dados abertos para justiça fiscal
Open Data Handbook Manual para dados abertos
OpenSpending Plataforma global de dados fiscais
Open Trials Plataforma global de dados clínicos
Public Domain Review projeto sem fins lucrativos dedicado à exibição de dados abertos sobre obras culturais que estão em domínio público
ROUTE-TO-PA Raising Open and User-friendly Transparency-Enabling Technologies fOr Public Administrations - Criando tecnologias abertas e amigáveis para administrações públicas transparentes
School of Data Escola de dados para capacitar a sociedade a trabalhar com dados abertos
The Open Definition Fornece a definição da Open Knowledge International do que é aberto

Referência

https://okfn.org/